top of page

Cimática

Cimática, do grego antigo: κῦμα (kyma), significa “onda”, ou cymatcs, é o estudo da luz visível ou geometria da vibração.

Padrões físicos são gerados quando determinado material é submetido à vibrações, torna-se então possível reconhecer formatos encontrados no todas as escalas de manifestação do cosmo. Com a cimática, é possível compreender a dinâmica de ondas estacionárias, que explica a interação de frequências vibratórias como ondas sonoras confinadas em um meio.

Muitos cientistas, como Pitágoras (570 – 495 a.C.), Galileu Galilei (1564 – 1642), Ernst Chladni (1756 – 1827), Buckminster Fuller (1895 – 1983), Hans Jenny (1904 – 1972) contribuíram com os estudos da geometria da vibração e do som visível.

“A chave para entender como podemos curar o corpo está em nossa compreensão de como diferentes frequências ou ‘tons’ influenciam nossa realidade física”.

Hans Jenny

VIOLETA NOTA C0.png

Figuras de Chladni

As figuras de Chladni são exemplos comuns de cimática, feitas em uma fina chapa de metal e que, quando o som a faz vibrar, ondas estacionárias formam padrões, linhas estacionárias, organizando os grãos que se espalham sobre a chapa.

https://www.elpintordelassombras.com/2014/06/el-afinador-de-arena.html
https://fr.m.wikipedia.org/wiki/Fichier:Bowing_chladni_plate.png

Os padrões de ressonância de ondas estacionárias e as formas de vários elementos na natureza, como flores e difração de elétrons da luz, indica a universalidade que existe à criação manifestada através da vibração. Poder trabalhar com os processos que criam essas formas, nos fornece outra visão sobre o mundo ao nosso redor, onde tudo tem interação. 

bottom of page